NOSSAS MÚSICAS

1º CONCURSO BELEZA NEGRA FLORESTANA

1º CONCURSO BELEZA NEGRA FLORESTANA
O CONCURSO VAI ELEGER A MULHER NEGRA MAIS BONITA DE FLORESTA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

UM TRABALHO INOVADOR, ÚNICO E EXEMPLAR!


Venho destacar hoje, os resultados imensamente positivos do trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto Cultural Raízes em Floresta.
Desde julho de 2010, iniciamos um trabalho voltado para crianças, que depois já em 2012 se ampliou para adolescentes e jovens de origem quilombola e/ou indígena do município.
Após um intenso processo de oficinas, atividades formativas e eventos culturais (na cidade e em várias localidades da zona rural), consolidamos a criação e manutenção de três grupos.
O Grupo Dandara, que foi o primeiro a ser criado e que trabalha diversas danças populares e tradicionais.
O Maracatu Afrobatuque que após um período curto de existência tornou-se o grupo de maior destaque do Instituto, que mais evoluiu e que mais experiência adquiriu, sendo o grupo que reúne a maioria dos participantes do projeto sócio-cultural desenvolvido pelo Instituto Raízes.
O Afoxé Filhos de N'Zambi, que tem evoluído a cada dia e começa a construir as bases necessárias para seguir em frente.
Ao todo, estamos reunindo cerca de 50 crianças, adolescentes e jovens, dos quais uma média de 35 tem uma participação mais efetiva.
Nosso projeto se baseia no resgate das tradições culturais afrobrasileiras e indígenas e na formação cidadã dos participantes.
Nos últimos dois anos consolidamos o trabalho que além de ser pioneiro, apresenta diversos resultados positivos tais como:
- todos(as) os(as) participantes frequentam à escola;
- aprovação escolar em 2013 de 95% dos(as) participantes do projeto;
- melhoria na postura social e comportamental;
- melhor desempenho no aprendizado e evolução na qualidade da participação nas atividades.
Além disto, na comunidade em que a maioria dos integrantes residem (o bairro do vulcão), reduziu-se significativamente os casos de agressividade e de falta de respeito de uns para com os outros.
Neste momento, quero expressar meu carinho e meus mais sinceros agradecimentos a todos(as) que estão participando, dos(as) quais a maioria está representada na foto em destaque.
Vocês são os(as) principais responsáveis por este trabalho estar dando certo, pois vocês demonstraram que é possível evoluir para as coisas positivas, num mundo marcado por violência e deformação nas relações humanas.
Agradecimentos:
Os meninos e homens: 
Ciano LimaMarcio LimaIgor Dantas Porto RicoWashington Luiz Alves,Junior Porto RicoVictor LemosFerdinando PereiraEleanderson Silva,Lucas JesusFilho D'rollêMauryzan Bravanel, Douglas, Maciel Nascimento, Francisco, Alex, Jhones Vitorio.

Libânio Neto
Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário