terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Memória Histórica - Raízes / Grupo de Jovens do Assentamento Parnaso


O Grupo de Jovens do Assentamento Parnaso, em Água Preta/PE, foi  a primeira inspiração para o surgimento do Instituto Cultural Raízes.

Entre o segundo semestre de 1998 até finais de 2004, o Fundador e Presidente do Instituto Cultural Raízes, Libânio Francisco, realizou um amplo trabalho na Zona da Mata Sul de Pernambuco e em especial no município de Água Preta, principalmente junto a Assentamentos da Reforma Agrária.

Na época o trabalho foi realizado através CEFAN - Centro de Estudos, Formação e Assessoria ao Movimento Popular e Sindical no Nordeste, tendo sido criada a UNAAP - União dos Assentamentos da Água Preta e também o NAT - Núcleo de Assessoria Técnica, de onde surge o Instituto Cultural Raízes.

Um dos trabalhos desenvolvidos foi junto aos jovens dos Assentamentos, incentivando a formação de grupos de jovens e trabalhando a formação dos mesmos a partir da realidade comunitária.

O grupo de maior destaque foi exatamente o Grupo de Jovens do Assentamento Parnaso, que posteriormente se tornou uma Associação de Jovens, o qual desenvolvia atividades sociais e também culturais, especialmente nas áreas de teatro e danças.


Uma das principais atividades que o grupo participou foi em novembro de 2006, no 1º Encontro da Agricultura Familiar de Água Preta e foi inspiração decisiva para o desenvolvimento do trabalho cultural posteriormente.

CONFIRA MAIS FOTOS NO FACEBOOK, ACESSANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário