CONSCIÊNCIA NEGRA

CONSCIÊNCIA NEGRA
ACESSE O BLOG, CONHEÇA E DIVULGUE

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA O PRINCIPAL PROJETO DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

PROJETO ARTE E VIDA

PROJETO ARTE E VIDA
CONHEÇA O PROJETO ARTE E VIDA, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A DIOCESE DE FLORESTA

BLOG INSTITUTO RAÍZES EM FLORESTA

BLOG INSTITUTO RAÍZES EM FLORESTA
CONHEÇA AS AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS EM FLORESTA

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS E GRUPOS CULTURAIS DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

quarta-feira, 21 de março de 2018

Instituto Raízes inicia Campanha contra o Racismo e o Preconceito



O Instituto Cultural Raízes em celebração a esse dia 21 de março DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, lança a Campanha #DIGANÃOAORACISMO, como forma de expressar a resistência do povo negro contra um dos maiores crimes da história da humanidade, que é o racismo.

Juntamente com os povos indígenas, o povo negro tem sido historicamente vítima de preconceito e racismo e, quando se fala da cor da pele, a carga de racismo é ainda mais forte contra o povo negro.

O Brasil é o país com maior população negra, fora da África e, mesmo assim, por seu histórico social alicerçado no racismo e no preconceito, mata anualmente mais de 60 mil pessoas, resultado da violência social instalada, cujas principais vítimas são o povo pobre marginalizado e excluído, moradores de periferias e favelas.

Desses, a maior parte são jovens e mulheres, vítimas da violência praticada pelo crime organizado, pelo Estado e pela cultura do feminicídio. Absurdamente a maioria absoluta das vítimas são negros e indígenas.

Trata-se de um crime contra a humanidade, de extermínio de um povo por conta de sua condição social e da cor da pele.

Um agravante desse quadro é a crescente onda de intolerância, preconceito e racismo, expressados sobretudo nas redes sociais e em nosso cotidiano, inclusive em instituições "educacionais".

Se faz necessário promover uma constante e efetiva luta de resistência, que inclua diálogos, debates, reflexões históricas e ações afirmativas que se contraponham a essa onda desumana e absurda.

E é nesse sentido, que o Instituto Raízes resolve ampliar sua atuação (já reconhecida), com a realização dessa Campanha.

Para participar, as pessoas devem compartilhar ao máximo a nossa hashtag: #DIGANÃOAORACISMO, bem como podem gravar seu próprio vídeo demonstrando seu repúdio ao racismo e ao preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário