IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Forum - Africanidades em Nós


Fruto da parceria entre a Escola Estadual Maria Emília Cantarelli de Belém do São Francisco, o Instituto Cultural Raízes, Capes e Pibid, foi realizado no último dia 24 do corrente mês o 1º Forum AFRICANIDADES EM NÓS.

O evento contou com a participação de um público em torno de 300 pessoas, entre professores de história e artes, bem como estudantes do normal médio da Emec e alunos participantes das oficinas do Programa Mais Cultura nas Escolas, além de convidados, contando ainda com a parceria do Profº João Di Carvalho, através da A PRODUTORA Áudio e Vídeo, que garantiu toda a estrutura de som e o registro do início das atividades.

A iniciativa é pioneira e faz parte das ações do Programa Mais Cultura nas Escolas, que é executado desde 2014 na Emec em parceria com o Instituto Cultural Raízes, a qual é a única Escola em todo o Sertão de Itaparica a ter obtido a aprovação do Projeto.

A programação foi concebida após amplo diálogo realizado entre a equipe gestora da Emec, professores de história e artes da escola e o Instituto Cultural Raízes, no sentido de iniciar nesse ano de 2016 a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de ensino público e privado.

O Forum teve como tema DIÁLOGOS E DIVERSIDADE PARA CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL, contendo a seguinte programação:
09:00h - Abertura, realizada pela Gestora Profª Célia Barros e pelo Vice Gestor da Emec, Profº Evanilson Maia.
09:15h - Apresentação do Grupo Afoxé Filhos de N'Zambi, do Instituto Cultural Raízes;.
10:00h - Palestra sobre A Importância do Resgate das Tradições Afrobrasileiras e das Ações Afirmativas, realizada por Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes.
11:00h - Palestra sobre a História da África, realizada pela Profª Geyza Alves da Cesvasf.
14:30h - Roda de Diálogo com jovens do Instituto Cultural Raízes, com mediação do Profº Evanilson Maia.
15:30h - Oficinas:
             - Percussão; 
             - Danças Africanas;
             - Capoeira;
             - Lendas Africanas;
             - Máscaras Africanas;
             - Estética Afro.
16:40h - Socialização das Oficinas e Encerramento.

Na avaliação da equipe organizadora, o Forum atingiu seu objetivo, contando com a participação ativa de todos(as) atores envolvidos e, especialmente dos jovens presentes, deixando um exemplo positivo para as atividades futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário