IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

VEM AI O MAIOR EVENTO DE CULTURA AFROBRASILEIRA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

VEM AI O MAIOR EVENTO DE CULTURA AFROBRASILEIRA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
10 ANOS DE CONSCIÊNCIA NEGRA EM FLORESTA-PE

PROJETO TV RAÍZES

PROJETO TV RAÍZES
CONHEÇA NOSSO PROJETO - SEJA NOSSO PARCEIRO(A)

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

10ª CELEBRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Instituto Cultural Raízes inicia a partir da presente data a divulgação e mobilização para a realização da 10ª CELEBRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM FLORESTA/PE.

Trata-se do maior evento de Cultura Afrobrasileira da região, o qual é realizado pelo Instituto Cultural Raízes, desde o ano de 2009, sendo o ponto alto do DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA em Floresta/PE.


Neste ano, a celebração ocorrerá no domingo dia 25 de novembro (a partir das 7 da noite), devido a quantidade de compromissos assumidos pelo Instituto Raízes em outras cidades do sertão, onde estará participando de atos culturais alusivos ao Mês da Consciência Negra.



A programação está sendo construída pelo Instituto Raízes em articulação com grupos e entidades parceiras e em breve estará sendo divulgada a programação completa.



A Celebração deste ano fará homenagem à memória do Mestre Moa do Katendê, assassinado na madrugada do dia 8 de outubro de 2018 por um seguidor de Bolsonaro.



Significado do DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a presença dos negros na construção da sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário