quarta-feira, 6 de março de 2019

Dia 06 de março - 4 anos de fundação do Grupo Cultural Afro Mulher

Primeira Apresentação do Grupo Cultural Afro Mulher
Um pouco da história

O Grupo Cultural Afro Mulher, foi criado no dia 06 de março de 2015, em cuja data se realizou evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Comunidade do Vulcão, na cidade de Floresta/PE, que contou com a parceria do Instituto Cultural Raízes.

A criação do grupo foi uma das ações do Instituto Raízes, voltadas para constituição de grupos culturais permanentes, que atuem de forma especial em torno de uma temática específica ou ampla.

O Afro Mulher é o quarto grupo cultural criado pelo Instituto Raízes.

Objetivos do Grupo

O Afro Mulher tem como principal objetivo, dar atenção especial à questão de gênero, bem como de incentivar e potencializar o empoderamento feminino no contexto do desenvolvimento das atividades do Instituto Cultural Raízes e retomar a idéia inicial a partir do Grupo Dandara, o grupo reúne meninas/mulheres negras e/ou remanescentes quilombolas e indígenas que participam do Instituto Cultural Raízes.

Além da percussão o Grupo trabalha também a questão da autoafirmação da mulher afroindígena, que inclui o se reconhecer como negra ou indígena, a construção da identidade sócio-cultural, a elevação da autoestima e a estética identificada com suas raízes.

Primeiro Grupo de Baque Virado formado só por mulheres no sertão pernambucano

O Afro Mulher é o primeiro grupo cultural de Maracatu de Baque Virado, formado só por meninas/mulheres em todo o sertão pernambucano, constituindo-se numa iniciativa pioneira e inovadora, que serve de modelo e incentivo para o público feminino em toda a região.

O Grupo mantém ensaios regulares e conta com as seguintes apresentações realizadas na cidade de Floresta-PE:
- 1ª Apresentação: dia 06 de março de 2015 - Evento relacionado ao Dia Internacional da Mulher.
- 2ª Apresentação: dia 26 de novembro de 2016 - 8ª Celebração da Consciência Negra.
- 3ª Apresentação: dia 18 de novembro de 2017 - 9ª Celebração da Consciência Negra.
- 4ª Apresentação: dia 01 de dezembro de 2017 - Mostra Cultural sobre Identidade Etnico Racial na Escola Municipal Major João Novaes.
- 5ª Apresentação: dia 07 de agosto de 2018 - 1º Seminário Municipal de Mulheres Negras.
- 6ª Apresentação: dia 25 de novembro de 2018 - 10ª Celebração da Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário