sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

A lembrança de um sorriso

 

Um sorriso inesquecível

Era, se não me falhe a memória, um dia de terça ou quarta-feira do início de março de 2012, quando Mônica, chegou na sede do Instituto Raízes à procura de sua (nossa) amiga Cidinha.

De imediato causou uma impressão positiva, pois havia um enorme brilho, presente na simplicidade de ser daquela menina.

No decorrer da semana, lhe fiz o convite para incorporar nossa equipe que iria passar o domingo na Fazenda Jardim I, na zona rural de Floresta/PE, para realizar oficinas de Maracatu de Baque Virado e Danças, com os(as) jovens locais.

Estávamos na época realizando o Projeto Afrobatuque, incorporando também o Projeto Juventude e Cultura, em parceria com o Instituto da Juventude.


Durante o dia daquele 11 de março de 2012, me encantou aquela alegria presente naquela menina, "galêga" que buscava participar de todas as atividades, trazendo um sorriso, uma alegria, de alguém já marcada pela dureza da vida, ao perder seu pai, ainda quando criança e, que mesmo assim, transmitia paz e alegria para as pessoas presentes.

Esse 11 de março, marcou uma conquista, a de um sorriso capaz de acolher e de encantar aos demais.

A partir de então, Mônica se incorporou à equipe do Instituto Cultural Raízes, bem como na equipe do Instituto da Juventude.

Foram cinco anos de convivência intensa, de aprendizados vários, de alegrias e realizações. Conquistou nossa total confiança, o carinho e o amor de todos nós, das crianças aos(as) demais diretores(as).

Pude acompanhar diretamente nesse período de convivência, sua evolução e sua luta junto com Cidinha, para concluir o curso na Faculdade, dando essa alegria aos seus familiares.


E agora?

Agora, já não temos mais sua presença física entre nós, já não temos mais seu jeito carinhoso, suas brincadeiras, sua alegria.

Nos restou uma saudade cortante, com o gosto amargo da partida. Más, também ficou (em meio às lágrimas inevitáveis das recordações) a lembrança de todos os momentos intensos e maravilhosos vividos entre nós.

Mônica, está e estará presente sim, nas nossas recordações, nas imagens de um dos melhores tempos, que foram vividos.

Que seu espírito repouse em paz e que possamos sempre nos reencontrar. 

Por aqui, tem uma dor de saudade, tem um vazio da não presença física, principalmente quando encontramos sua presença nas fotos e vídeos que registram as atividades daquele período. Más tem também a certeza de que o pouco e intenso tempo de convivência, marcou para sempre nossa existência.

Para Mônica Santos Alves ! Presente ! Hoje e sempre !

Libânio Francisco

Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes



Vídeo com fotos tiradas no dia 11/03/2012

Vídeo com fotos de vários momentos em atividades do Instituto Cultural Raízes

Vídeo de fotos de vários momentos de Mônica em convivência conosco


Nenhum comentário:

Postar um comentário