sábado, 1 de outubro de 2016

Instituto Raízes avalia os 6 anos de atuação em Floresta - Parte 1: Fundação, Sede em Floresta, Objetivos

Ao completar (no último mês de agosto) seis anos de atuação em Floresta e quinze anos de fundação, o Instituto Cultural Raízes faz uma avaliação de todo o trabalho realizado, as conquistas alcançadas, as dificuldades e limitações.

Nessa primeira parte, falaremos da Fundação, da instalação da Sede em Floresta e dos Objetivos do Instituto.


Jovens do Assentamento Parnaso em Água Preta/PE

FUNDAÇÃO

Em primeiro lugar é importante destacar que o Instituto Cultural Raízes é uma organização não-governamental, formada com caráter de associação civil de direito privado e sem fins lucrativos, a qual foi fundada em 16 de fevereiro de 2001, na zona da mata sul de Pernambuco, onde realizou um trabalho (enquanto Núcleo de Assessoria Técnica) junto a jovens de Assentamentos da Reforma Agrária, incentivando a formação de Grupos de Jovens, à organização associativa e a valorização da cultura local e regional.
De 2001 a 2006, os trabalhos estiveram concentrados sobretudo na mata sul e especialmente no município de Água Preta.


Evento Cultural realizado em dezembro de 2006 em Ouricuri
que teve projeto elaborado pelo Instituto Raízes 

Já no segundo semestre de 2006, as atenções foram voltadas para o sertão pernambucano, iniciando pelo Sertão do Araripe.
De 2007 a 2009 as ações se concentraram nos sertões Central e de Itaparica.



INÍCIO DO TRABALHO EM FLORESTA

O início do trabalho em Floresta se deu em agosto de 2009, na forma de Assessoria à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito ao planejamento e organização das atividades culturais, preparação da 1ª Conferência Municipal de Cultura e discussão para apresentação da Lei para criar o Sistema Municipal de Cultura.

A decisão de instalar a Sede em Floresta ocorreu no início de 2010, após avaliarmos a intensidade da atuação no sertão e do potencial cultural existente na região.


Dia do Folclore em Floresta, ano de 2009,
primeiro momento que incentivou nossa decisão de estruturar
a Sede do Instituto Raízes na cidade

OBJETIVOS DO INSTITUTO

O Instituto Raízes (de acordo com os seus Estatutos Sociais) tem por finalidade preservar a memória histórica do município de Floresta e de suas manifestações culturais, bem como, preservar a memória e a tradição cultural de Pernambuco e de forma especial dos municípios do sertão pernambucano. 

Os principais objetivos são:

* Desenvolver ações e promover estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento da cultura e da arte em Floresta, no sertão e no Estado de Pernambuco, levando em consideração as características e particularidades locais, suas realidades e perspectivas;
* Promover estudos e pesquisas sobre o resgate e a integração da arte e da cultura local e regional;
* Realizar atividades públicas no sentido de promover o resgate e a integração da arte e da cultura local e regional, identificado com o conceito de cultura popular regional e estadual;
* Realizar pesquisas e atividades públicas que compreendam o resgate da identidade e da diversidade cultural existente, considerando de forma especial as questões de etnias e igualdade racial;
* Atuar junto às comunidades tradicionais, especialmente, quilombolas e indígenas;

Para conhecer todos os objetivos do Instituto acessem o link: 
http://www.institutoculturalraizes.org.br/p/blog-page_11.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário