CONSCIÊNCIA NEGRA

CONSCIÊNCIA NEGRA
ACESSE O BLOG, CONHEÇA E DIVULGUE

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA O PRINCIPAL PROJETO DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

PROJETO ARTE E VIDA

PROJETO ARTE E VIDA
CONHEÇA O PROJETO ARTE E VIDA, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A DIOCESE DE FLORESTA

BLOG INSTITUTO RAÍZES EM FLORESTA

BLOG INSTITUTO RAÍZES EM FLORESTA
CONHEÇA AS AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS EM FLORESTA

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS E GRUPOS CULTURAIS DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Maracatu Afrobatuque é destaque em Altinho/PE


No último domingo dia 9 de abril de 2017, O Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque realizou apresentação na cidade de Altinho, no agreste pernambucano.

O convite partiu da Prefeitura de Altinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Infância, Juventude, Qualificação e Empreendedorismo de Altinho, para o Instituto Cultural Raízes, com a finalidade de abrilhantar a inauguração do CCI - Centro de Convivência de Idosos, daquela cidade.


A programação teve início às 16:00h com um Cortejo Cultural saindo da Sede da Saija e do Instituto da Juventude, percorrendo várias ruas centrais da cidade, até a Rua Luis Benevides de Melo, no bairro da Vila Nova, onde está localizado o CCI.

Nas Loas entoadas pelo grupo, as homenagens a Naná Vasconcelos, Luiz Gonzaga e a Nação do Maracatu Porto Rico, Nação a qual o Maracatu Afrobatuque é filiada.

O Maracatu Afrobatuque levou aos presentes a alegria, o brilho e o Axé desse trabalho de resistência cultural, que se desenvolve no sertão pernambucano, conquistando os aplausos e reconhecimento dos altinenses.

De acordo com Elenildo Arraes, Secretário de Desenvolvimento Social, Infância, Juventude, Qualificação e Empreendedorismo de Altinho, "escolhemos convidar o Maracatu Afrobatuque, pelo fato de ser um dos principais grupos culturais do Sertão de Pernambuco e, por conhecermos de perto os resultados positivos do trabalho realizado pelo Instituto Cultural Raízes em parceria com o Instituto da Juventude, que mudou a perspectiva cultural de Floresta e região, bem como proporcionou mudanças significativas nas vidas dos participantes do Maracatu".


A programação contou ainda com as apresentações culturais do CCI de Agrestina e do Batalhão 21 de Bacamarteiros de Altinho.

No ato de inauguração o Secretário Elenildo Arraes, exaltou o trabalho sócio cultural realizado pelo Instituto Raízes, no bairro do Vulcão em Floresta, que serve de espelho para Altinho e para a comunidade do bairro da Vila Nova.

Por sua vez o Prefeito Orlando José da Silva, parabenizou o Maracatu Afrobatuque pela belíssima apresentação de valorização da Cultura Popular e, firmou convite para o retorno do grupo a Altinho, nas festividades juninas desse ano.

"Estamos imensamente felizes e orgulhosos pelo convite, pela oportunidade de mostrarmos nosso trabalho, ultrapassando as fronteiras do sertão e, principalmente, estamos agradecidos ao Prefeito Orlando José da Silva, ao Secretário Elenildo Arraes, a equipe de secretários e de funcionários que nos recebeu de braços abertos, bem como pela atitude de valorização de todo o trabalho que realizamos", afirma Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes e fundador do Maracatu Afrobatuque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário