IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Lançamento do Projeto Arte e Vida no Bairro do DNER

Rapper Gil, cantando uma de suas composições

No domingo dia 15 de abril de 2018, foi realizado o lançamento do Projeto ARTE E VIDA no Bairro do DNER.

A programação contou com exposição de artesanato e culinária regional, além de apresentações culturais de talentos da Comunidade e, do Maracatu Afrobatuque.

O Projeto é uma iniciativa da Comunidade do DNER em parceria com a Paróquia de Floresta e que tem sua elaboração e execução sob a responsabilidade do Instituto Cultural Raízes.

O Projeto ARTE E VIDA, tem como objetivo principal Promover a valorização da vida, a partir da construção da identidade sócio-cultural e da formação para a cidadania.


São também objetivos do Projeto:

– promover a vivência das expressões culturais de origem afro-brasileira e indígena, através da música, da dança e das artes, na perspectiva (inclusive) da geração de renda alternativa;
– incentivar a construção da identidade sócio-cultural, como forma de compreensão da realidade, a partir do local/comunidade/território e de formação para cidadania plena e ativa;
- colaborar para a construção de projetos de vida, baseado nos valores humanos de uma sociedade fraterna e igualitária;
– contribuir para a eliminação do preconceito e da discriminação racial.

A programação de atividades do Projeto, inclui realização de oficinas de percussão, danças, artesanatos e culinária, entre outras, fundamentada na construção da identidade sócio cultural e a formação para a cidadania.

Padre Giovanni Malacrida,  Pároco de Floresta


Usando da palavra, o Pároco de Floresta, Padre Giovanni Malacrida falou da importância do Projeto como forma de (a luz da Campanha da Fraternidade) buscar a superação da violência, através de ações que valorizem a vida.

Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes
Por sua vez, Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, afirmou acreditar que o Projeto terá sucesso e alcançará seus objetivos, a partir do interesse e do potencial existente na Comunidade do DNER.

Os próximos passos do Projeto será o cadastramento das pessoas interessadas em participar, bem como a busca de parcerias, para que a partir de maio já tenha início o desenvolvimento das atividades.

Catequista Saúde falando sobre a expectativa da Comunidade
Representando a Comunidade, a Professora e Catequista, Saúde, falou da expectativa positiva que toma conta das pessoas, vendo a possibilidade de colocar em prática as ações do Projeto Arte e Vida e de seus resultados positivos para todos, especialmente adolescentes, jovens e mulheres.

Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque
O Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque, mais uma vez foi destaque, mostrando toda a alegria e energia de uma das mais tradicionais manifestações da Cultura Afrobrasileira, Pernambucana e Nordestina que é o Maracatu.

Também se fizeram presentes ao evento o Prefeito Municipal Ricardo Ferraz, acompanhado do Vice-Prefeito Pedrinho Vilarim e a Secretária de Desenvolvimento Social Ivoneide Souza Ferraz, os quais expressaram interesse da Prefeitura Municipal em apoiar o Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário