IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

VEM AI O MAIOR EVENTO DE CULTURA AFROBRASILEIRA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

VEM AI O MAIOR EVENTO DE CULTURA AFROBRASILEIRA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
10 ANOS DE CONSCIÊNCIA NEGRA EM FLORESTA-PE

PROJETO TV RAÍZES

PROJETO TV RAÍZES
CONHEÇA NOSSO PROJETO - SEJA NOSSO PARCEIRO(A)

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Lançamento do Projeto Arte e Vida no Bairro do DNER

Rapper Gil, cantando uma de suas composições

No domingo dia 15 de abril de 2018, foi realizado o lançamento do Projeto ARTE E VIDA no Bairro do DNER.

A programação contou com exposição de artesanato e culinária regional, além de apresentações culturais de talentos da Comunidade e, do Maracatu Afrobatuque.

O Projeto é uma iniciativa da Comunidade do DNER em parceria com a Paróquia de Floresta e que tem sua elaboração e execução sob a responsabilidade do Instituto Cultural Raízes.

O Projeto ARTE E VIDA, tem como objetivo principal Promover a valorização da vida, a partir da construção da identidade sócio-cultural e da formação para a cidadania.



São também objetivos do Projeto:

– promover a vivência das expressões culturais de origem afro-brasileira e indígena, através da música, da dança e das artes, na perspectiva (inclusive) da geração de renda alternativa;
– incentivar a construção da identidade sócio-cultural, como forma de compreensão da realidade, a partir do local/comunidade/território e de formação para cidadania plena e ativa;
- colaborar para a construção de projetos de vida, baseado nos valores humanos de uma sociedade fraterna e igualitária;
– contribuir para a eliminação do preconceito e da discriminação racial.

A programação de atividades do Projeto, inclui realização de oficinas de percussão, danças, artesanatos e culinária, entre outras, fundamentada na construção da identidade sócio cultural e a formação para a cidadania.

Padre Giovanni Malacrida,  Pároco de Floresta


Usando da palavra, o Pároco de Floresta, Padre Giovanni Malacrida falou da importância do Projeto como forma de (a luz da Campanha da Fraternidade) buscar a superação da violência, através de ações que valorizem a vida.

Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes
Por sua vez, Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, afirmou acreditar que o Projeto terá sucesso e alcançará seus objetivos, a partir do interesse e do potencial existente na Comunidade do DNER.

Os próximos passos do Projeto será o cadastramento das pessoas interessadas em participar, bem como a busca de parcerias, para que a partir de maio já tenha início o desenvolvimento das atividades.


Catequista Saúde falando sobre a expectativa da Comunidade
Representando a Comunidade, a Professora e Catequista, Saúde, falou da expectativa positiva que toma conta das pessoas, vendo a possibilidade de colocar em prática as ações do Projeto Arte e Vida e de seus resultados positivos para todos, especialmente adolescentes, jovens e mulheres.

Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque
O Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque, mais uma vez foi destaque, mostrando toda a alegria e energia de uma das mais tradicionais manifestações da Cultura Afrobrasileira, Pernambucana e Nordestina que é o Maracatu.

Também se fizeram presentes ao evento o Prefeito Municipal Ricardo Ferraz, acompanhado do Vice-Prefeito Pedrinho Vilarim e a Secretária de Desenvolvimento Social Ivoneide Souza Ferraz, os quais expressaram interesse da Prefeitura Municipal em apoiar o Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário