domingo, 14 de abril de 2019

Diocese de Floresta realiza Assembléia das Pastorais Sociais

Participantes na Assembléia Diocesana das Pastorais Sociais

A Diocese de Floresta, realizou nos dias 06 e 07 deste mês de abril de 2019 (sábado e domingo passados), a Assembléia Diocesana das Pastorais Sociais.

O Encontro aconteceu no Centro de Formação da Diocese, localizado à cidade de Floresta, no sertão pernambucano, tendo como pauta a avaliação de como se encontra a atuação de cada pastoral social e as prioridades de atuação para o ano de 2019.

Vários seguimentos de pastorais sociais se fizeram presentes, representando paróquias, pescadores, trabalhadores rurais, crianças, juventude, saúde, indígenas e quilombolas, entre outros.

No dia 6, a reflexão foi sobre as experiências vivenciadas nas paróquias e Diocese, dando ênfase a análise da realidade atual, os desafios e trabalhos desenvolvidos.

Momento Cultural com a PJMP, Ponto de Cultura Indígena e Cia de Teatro Telma Rodrigues

Na noite do sábado, foi realizado um momento cultural que teve a PJMP como responsável com apresentação da Cia de Teatro Telma Rodrigues (de Jatobá) e o PCI (Ponto de Cultura Indígena) do Povo Pankararu. Logo após aconteceu um recital poético, seguido de música ao vivo.

Dom Gabriel Marchesi, Bispo Diocesano em sua mensagem ao final da Assembléia

No domingo dia 7, debateu-se sobre as prioridades de ações, aonde os(as) participantes destacaram as temáticas da Usina Nuclear, o Rio São Francisco, a questão dos Conselhos Paritários e a Formação.

Após analisarem a realidade a partir dos grupos de reflexão, várias propostas foram apresentadas, na busca de poder potencializar e fortalecer a atuação das pastorais sociais da Diocese de Floresta, sendo formada uma equipe composta de vários representantes das pastorais presentes e da articulação da Rede Diocesana de Cidadania,  com o objetivo de sintetizar as propostas, apresentar os encaminhamentos a serem colocados em prática e contribuir para a organização do trabalho em nível da Diocese.

Ao final da Assembléia, o Bispo Diocesano, Dom Gabriel Marchesi, falou aos(as) presentes sobre a principal missão da Igreja que é a defesa da vida, bem como destacou a importância do momento em que se busca fortalecer a ação social da igreja, através das pastorais sociais, que devem atuar em sintonia com os demais seguimentos da sociedade civil e colocando em prática o evangelho em sua dimensão de Fé e Vida, sendo sinal de esperança, especialmente no território da Diocese de Floresta.

Registro dos(as) participantes ao final da Assembléia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário