IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Datas Históricas - 1º de Janeiro





DIA DA SOLIDARIEDADE E DA PAZ MUNDIAL

A Paz Mundial ainda é um sonho. As contradições entre os povos, as guerras, a exploração e o domínio dos países ricos sobre os pobres continuam sendo as grandes barreiras para a construção da paz no mundo.
Celebrar o dia da Paz Mundial em 1º de Janeiro de cada novo ano é um jeito de atualizar e fundamentar a esperança de novos tempos. E construir na prática diariamente a verdadeira Paz, que é fruto da justiça.






TRIUNFO DA REVOLUÇÃO CUBANA (1º de Janeiro de 1959)

Sob a liderança de Fidel Castro, organizados no Movimento 26 de Julho, o Exército Rebelde e outras forças políticas (operários, trabalhadores rurais e estudantes) se levantam contra a ditadura de Fulgêncio Batista, sustentado no poder pelos Estados Unidos. No dia 1º de Janeiro de 1959 tomam o poder em Cuba. Nessa Revolução participaram com destaque, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro, Haidé Santamaria e Célia Sanches, além da grande massa de trabalhadores explorados.

Primeiras Medidas tomadas pelo povo no poder:
1º) Reforma Agrária;
2º) Emprego e trabalho para todos;
3º) Educação gratuita para todos;
4º) Assistência médica gratuita para todos;
5º) Ninguém pagará de aluguel mais de 5% do seu salário.

A Revolução Cubana deu um susto muito grande na burguesia de todo o continente americano. E até hoje, é exemplo a ser seguido pelos revolucionários de todo o mundo.
Cuba é um país livre!




REVOLUÇÃO NEGRA NO HAITI (1º de Janeiro de 1804)

A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804) foi um período de grande conflito na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e a independência do Haiti como a primeira república por pessoas de ascendência africana.
Em meio a centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo, durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue obteve sucesso em alcançar a independência permanente.
A Revolução Haitiana é também conhecida com A Revolução Negra.

Fontes para pesquisa:
- http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/revolucao_negra.html
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Haitiana



TERNOS DE REIS - Várias regiões de Minas Gerais

Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis
    

INÁCIO JOSÉ DE ALVARENGA PEIXOTO

Foi um advogado e poeta luso-brasileiro. Foi detido e julgado por participar da Inconfidência Mineira, tendo sido condenado ao degredo perpétuo na África.

Fonte de pesquisa:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A1cio_Jos%C3%A9_de_Alvarenga_Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário