IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Consciência Negra em Mirandiba é reafirmada nas ruas


No dia 18 de Novembro de 2016, o Instituto Cultural Raízes participou como parceiro do evento de Celebração da Consciência Negra em Mirandiba/PE à convite do Grupo Zumbi de Dança Afro e Percussão, retomando uma parceria que se deu inicialmente de 2007 a 2012.

O evento além de marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, foi também um ato de afirmação da negritude mirandibense, num grito contra o preconceito e a discriminação racial.


A programação teve início com a realização de um Cortejo de Cultura Popular, saindo da sede do Zumbi e seguindo pelas principais ruas da cidade, onde participaram o Maracatu Afrobatuque de Floresta, o Grupo Zumbi e o grupo local de Capoeira.
Nas cantigas e palavras de ordem, homenagens a Zumbi dos Palmares e contra  o preconceito.


As apresentações à noite, ocorreram no centro da cidade, onde destacou-se o Grupo Zumbi com as danças do Coco de Roda e Africana, além de uma linda apresentação de Afoxé, contando também com a participação do Maracatu Afrobatuque de Floresta que encantou a todos os presentes com as homenagens a Naná Vasconcelos e a Nação do Maracatu Porto Rico.

Se revezaram nas apresentações o grupo local de Capoeira, o Hip Hop e grupos dos programas sociais.

O Afoxé Filhos de N'Zambi abrilhantou o evento com uma apresentação junto com o Grupo Zumbi, com cantigas voltadas aos Orixás, como afirmação da cultura e religiosidade do povo afrobrasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário