domingo, 15 de janeiro de 2017

Consciência Negra em Mirandiba é reafirmada nas ruas


No dia 18 de Novembro de 2016, o Instituto Cultural Raízes participou como parceiro do evento de Celebração da Consciência Negra em Mirandiba/PE à convite do Grupo Zumbi de Dança Afro e Percussão, retomando uma parceria que se deu inicialmente de 2007 a 2012.

O evento além de marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, foi também um ato de afirmação da negritude mirandibense, num grito contra o preconceito e a discriminação racial.


A programação teve início com a realização de um Cortejo de Cultura Popular, saindo da sede do Zumbi e seguindo pelas principais ruas da cidade, onde participaram o Maracatu Afrobatuque de Floresta, o Grupo Zumbi e o grupo local de Capoeira.
Nas cantigas e palavras de ordem, homenagens a Zumbi dos Palmares e contra  o preconceito.


As apresentações à noite, ocorreram no centro da cidade, onde destacou-se o Grupo Zumbi com as danças do Coco de Roda e Africana, além de uma linda apresentação de Afoxé, contando também com a participação do Maracatu Afrobatuque de Floresta que encantou a todos os presentes com as homenagens a Naná Vasconcelos e a Nação do Maracatu Porto Rico.

Se revezaram nas apresentações o grupo local de Capoeira, o Hip Hop e grupos dos programas sociais.

O Afoxé Filhos de N'Zambi abrilhantou o evento com uma apresentação junto com o Grupo Zumbi, com cantigas voltadas aos Orixás, como afirmação da cultura e religiosidade do povo afrobrasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário