IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Instituto Raízes é destaque em Mostra Cultural realizada na cidade de Exu/PE


O Instituto Cultural Raízes, foi um dos destaques da Mostra Cultural Gonzaguiense, realizada na cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco.

O evento aconteceu nos dias de 1 a 5 de agosto de 2017, cuja programação contemplou a realização de diversas oficinas nas várias linguagens culturais, visitas a lugares turísticos, sarau lítero cultural, encontro de saberes, além de várias apresentações culturais.

No dia 2 ocorreu homenagem especial ao eterno Luiz Gonzaga, pela passagem de 28 anos de sua morte, com celebração de uma missa na Igreja Matriz da cidade.


O Instituto Raízes participou na noite do dia 4 de agosto, da realização de uma terreirada no Parque Asa Branca, com o Grupo Maracatu Afrobatuque e o Grupo Sou da Terra.

O Maracatu Afrobatuque, fez uma apresentação que encantou a todos os presentes, homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga, com várias loas, especialmente a "Asa Branca" no ritmo do Maracatu, música essa que completou 70 anos em 03/03/2017.


Após a apresentação do Maracatu, foi a vez do Grupo Cultural Sou da Terra, que levou aos presentes a alegria do Coco de Roda, com músicas homenageando Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Maciel Melo e Biliu de Campina, motivando todos a formar uma grande roda de Coco.


No dia 5 de agosto, durante o dia, foi gravado imagens para um clip especial do Maracatu Afrobatuque, visitas e registros no Museu do Parque Asa Branca.

A noite, na Fazenda Araripe, local onde nasceu e viveu Luiz Gonzaga até sua juventude, o Grupo Cultural Sou da Terra, apresentou o Coco, com várias músicas também em homenagem ao Rei do Baião.


O evento foi realizado pela ONG Flor de Mandacaru, a Equipe de Produção Cultural do Jornal do Araripe e a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Exu, juntamente com diversos outros parceiros e, contou com o Instituto Cultural Raízes, como um dos principais convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário