segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Instituto Raízes na Luta Contra à Privatização da Chesf e em Defesa do Rio São Francisco


Na sexta-feira passada, dia 15 de dezembro de 2017, o Instituto Cultural Raízes esteve presente na realização do evento do Forum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco, na cidade de Petrolândia.

A programação contou com momentos de grande simbologia, tais como o recebimento da imagem de São Francisco, trazida por pescadores da região e o plantio de mudas de árvore, na orla fluvial de Petrolândia, com a participação de representações das etnias indígenas e quilombolas da região. Em seguida, os movimentos sociais, pastorais, culturais, sindicatos e demais instituições e grupos participantes, seguiram em caminhada pela avenida da orla, passando pelas ruas centrais da cidade e finalizando na casa de shows Velho Chico, onde realizou-se o ato político e cultural.

O evento foi uma forma de dizer não à privatização da Chesf, bem como de defesa das águas e do Rio São Francisco, cada vez mais ameaçado pelas ações predatórias, que tem causado a diminuição significativa do potencial do Rio.

O Instituto Cultural Raízes é uma das instituições idealizadoras do Fórum e atuou fortemente para a realização do mesmo, mostrando a integração necessária entre o fazer cultura popular e as lutas sociais em defesa dos direitos das pessoas historicamente exploradas e oprimidas.

Fazer cultura aliada às lutas sociais tem sido uma marca das mais fortes do Instituto Raízes, especialmente nesse ano de 2017, tendo se destacado também em outros momentos como a manifestação pelo Fora Temer e no Grito dos Excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário