IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Instituto Raízes na Luta Contra à Privatização da Chesf e em Defesa do Rio São Francisco


Na sexta-feira passada, dia 15 de dezembro de 2017, o Instituto Cultural Raízes esteve presente na realização do evento do Forum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco, na cidade de Petrolândia.

A programação contou com momentos de grande simbologia, tais como o recebimento da imagem de São Francisco, trazida por pescadores da região e o plantio de mudas de árvore, na orla fluvial de Petrolândia, com a participação de representações das etnias indígenas e quilombolas da região. Em seguida, os movimentos sociais, pastorais, culturais, sindicatos e demais instituições e grupos participantes, seguiram em caminhada pela avenida da orla, passando pelas ruas centrais da cidade e finalizando na casa de shows Velho Chico, onde realizou-se o ato político e cultural.

O evento foi uma forma de dizer não à privatização da Chesf, bem como de defesa das águas e do Rio São Francisco, cada vez mais ameaçado pelas ações predatórias, que tem causado a diminuição significativa do potencial do Rio.

O Instituto Cultural Raízes é uma das instituições idealizadoras do Fórum e atuou fortemente para a realização do mesmo, mostrando a integração necessária entre o fazer cultura popular e as lutas sociais em defesa dos direitos das pessoas historicamente exploradas e oprimidas.

Fazer cultura aliada às lutas sociais tem sido uma marca das mais fortes do Instituto Raízes, especialmente nesse ano de 2017, tendo se destacado também em outros momentos como a manifestação pelo Fora Temer e no Grito dos Excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário