IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Povo Pankararú na Luta Contra à Privatização da Chesf e em Defesa do Rio São Francisco



Na sexta-feira dia 15 de dezembro de 2017, o Povo Pankararú esteve presente na realização do evento do Forum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco, na cidade de Petrolândia.

De acordo com o Secretário Indígena de Petrolândia, Ubirajara Fernandes (Bira), estiveram presentes representantes de três aldeias do Povo Pankararú, as quais foram: Pankararú, liderados por Vasco - representante da APOINME na região; Entre Serras, liderados pelo Cacique Zé Nivaldo e Angico (aldeamento novo), liderados por Geraldo.

A importante participação do Povo Pankararú se fez no Ritual do Toré, nas proximidades da orla, no momento em que era plantada uma muda de árvore, como símbolo da necessária revitalização do rio. Ver vídeo acima.

Em seguida, o Povo Pankararú seguiu por todo o trajeto da caminhada até o local do evento político e cultural, no qual além de amostra de artes indígenas, também repetiram o Ritual do Toré.

Relação Histórica com o Rio

A relação dos povos tradicionais com o Rio São Francisco é histórica, desde quando os antepassados indígenas habitavam a região e chamavam o rio de Opará, que significa rio-mar.

De lá pra cá, o rio tem sido fonte de vida, espiritualidade e renovação para os povos indígenas.

Uma eventual privatização da Chesf, traria como consequência limitações ainda mais profundas ao uso das águas, prejudicando diretamente todas as populações ribeirinhas e em especial os povos que dependem do rio para seu sustento.

Confira abaixo o registro fotográfico feito por Washington Alves e Vitória Lemos, da TV Raízes.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário