IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Instituto Raízes lança o Grupo Afro Mulher



No dia 18 de novembro de 2017, durante a programação da 9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta-PE, o Instituto Cultural Raízes, lançou em definitivo o Grupo Cultural Afro Mulher.

A iniciativa que já havia sido tentada em 2014, tomou forma num momento muito especial para a vida da instituição.

Os primeiros passos quanto a formação de um Grupo Percussivo integrado exclusivamente por mulheres, foram dados em 2011, quando a entidade iniciou as oficinas de Maracatu no município de Floresta e, que tinha como base inicial o Grupo Cultural Dandara.

A idéia voltou a tomar corpo a partir da parceria acontecida em 2013 entre o Instituto Cultural Raízes e a Nação do Maracatu Porto Rico, juntamente com a Nação do Maracatu Encanto do Pina, essa última que tem como regente a Mestra Joana Cavalcante, que é a primeira mulher a comandar um Maracatu, o que acabou estimulando as meninas que integram o Maracatu Afrobatuque. 

Hoje, mais amadurecidas e com uma experiência já desenvolvida nesses últimos anos, as meninas/mulheres aceitaram o desafio de constituir o primeiro grupo feminino de Maracatu do Sertão de Itaparica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário