IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

VEM AI O MAIOR EVENTO DE CULTURA AFROBRASILEIRA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

VEM AI O MAIOR EVENTO DE CULTURA AFROBRASILEIRA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
10 ANOS DE CONSCIÊNCIA NEGRA EM FLORESTA-PE

PROJETO TV RAÍZES

PROJETO TV RAÍZES
CONHEÇA NOSSO PROJETO - SEJA NOSSO PARCEIRO(A)

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Instituto Raízes lança o Grupo Afro Mulher



No dia 18 de novembro de 2017, durante a programação da 9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta-PE, o Instituto Cultural Raízes, lançou em definitivo o Grupo Cultural Afro Mulher.

A iniciativa que já havia sido tentada em 2014, tomou forma num momento muito especial para a vida da instituição.

Os primeiros passos quanto a formação de um Grupo Percussivo integrado exclusivamente por mulheres, foram dados em 2011, quando a entidade iniciou as oficinas de Maracatu no município de Floresta e, que tinha como base inicial o Grupo Cultural Dandara.

A idéia voltou a tomar corpo a partir da parceria acontecida em 2013 entre o Instituto Cultural Raízes e a Nação do Maracatu Porto Rico, juntamente com a Nação do Maracatu Encanto do Pina, essa última que tem como regente a Mestra Joana Cavalcante, que é a primeira mulher a comandar um Maracatu, o que acabou estimulando as meninas que integram o Maracatu Afrobatuque. 

Hoje, mais amadurecidas e com uma experiência já desenvolvida nesses últimos anos, as meninas/mulheres aceitaram o desafio de constituir o primeiro grupo feminino de Maracatu do Sertão de Itaparica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário