Na sexta-feira dia 15 de dezembro de 2017, várias Comunidades Quilombolas estiveram presentes na realização do evento do Forum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco, na cidade de Petrolândia.
Representando a Regional do São Francisco, estavam presentes as Comunidades de Santa Maria da Boa Vista: Inhanhum, Serrote e Cupira, bem como o Território Quilombola Águas do Velho Chico, que engloba cinco comunidades e, a Comunidade de Cruz dos Riachos, de Cabrobó, que vieram juntamente com as representações do MAB-Movimento dos Atingidos por Barragens.
Esteve também presente a Comunidade Quilombola Borda do Lago - Negros de Betinho, com seu Presidente Sr. Cicero Abraão, o Vice-Presidente João Paulo, Rita de Cássia - Diretora do Departamento Quilombola da Prefeitura de Petrolândia, Otaviano e Daniel Silva - Diretores de Cultura, Roberto Antônio - Articulação Política Quilombola e, vários outros representantes da Comunidade.
A Comunidade Quilombola Borda do Lago, tem uma história que data desde 1987, quando vieram da Petrolândia Velha e se instalaram na Agrovila 4 da reta.
O momento mais forte da participação das Comunidades Quilombolas, foi o plantio simbólico de uma muda de árvore realizado pela Comunidade da Borda do Lago, juntamente com o Instituto Cultural Raízes, ao som do Maculelê e do rufar de tambores do Maracatu.
REPRESENTANTES DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA ÁGUAS DO VELHO CHICO
REPRESENTANTES DA REGIONAL QUILOMBOLA DO SÃO FRANCISCO
DOS MUNICÍPIOS DE SANTA MARIA DA BOA VISTA E CABROBÓ
JUNTAMENTE COM REPRESENTANTES DO MAB
APRESENTAÇÃO DE MACULELÊ REALIZADA PELA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA BORDA DO LAGO
OUTRAS FOTOS DA PARTICIPAÇÃO QUILOMBOLA
FOTOS: Washington Alves e Vitória Lemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário