sábado, 6 de outubro de 2018

Grupo Afro Mulher realiza apresentação em Floresta/PE


No dia 07 de agosto de 2018, o Grupo Cultural Afro Mulher, realizou uma belíssima apresentação de Maracatu de Baque Virado, durante a programação do 1º Seminário Municipal de Mulheres Negras, realizado pela Secretaria de Políticas da Mulher da Prefeitura Municipal de Floresta/PE.

O Grupo Cultural Afro Mulher trás em seu surgimento a origem do Grupo Dandara, primeiro grupo criado pelo Instituto Cultural Raízes em Floresta/PE, no ano de 2010.

A primeira experiência de um grupo percussivo de Maracatu de Baque Virado, composto só por mulheres/meninas, no sertão pernambucano, surgiu exatamente através do trabalho realizado pelo Instituto Cultural Raízes, cuja primeira apresentação ocorreu no dia 18/12/2011 durante o 1º Encontro de Tradições Culturais na Fazenda Malhada Vermelha em Floresta/PE, sob a denominação de Grupo Dandara, haja vista que as integrantes do grupo foram as primeiras a participarem das oficinas de percussão promovidas pelo Instituto Raízes.

A composição e a idéia do nome AFRO MULHER, vem surgir no dia 01 de março de 2015, sendo conduzido e composto totalmente por meninas/mulheres, consolidando-se como primeiro grupo de Maracatu de Baque Virado do sertão pernambucano, integrado somente por mulheres.

A inspiração, na oportunidade, para a criação do grupo partiu da experiência do grupo Baque Mulher, ligado a Nação do Maracatu Porto Rico e que é coordenado pela Mestra Joana Cavalcanti.

A apresentação do dia 7/8/2018, foi contratada pela Sra. Luanda Vilarim, Secretária Municipal de Políticas da Mulher, a qual agradecemos pela oportunidade em mostrar o nosso trabalho que é único, inovador e pioneiro em Floresta e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário