segunda-feira, 8 de outubro de 2018

TRISTEZA E INDIGNAÇÃO


Nós que fazemos o Instituto Cultural Raízes, vimos de público mostrar nossa tristeza e indignação, diante do assassinato do Mestre Romualdo Rosário da Costa - MOA DO KATENDÊ, crime esse ocorrido por motivação política.

O Mestre Moa do Katendê é mais um irmão negro assassinado injustamente nesse país. A exemplo do que aconteceu com Marielle e com várias outras lideranças quilombolas e indígenas, esse foi um crime de ódio e de intolerância, características dessa onda fascista que cresce a cada dia, que tem dividido o nosso país, colocando em evidência uma gente que se julga "dona da razão", que se acha "melhor que os outros", que não consegue dialogar e que prega a violência como "solução" para as diferenças e os conflitos.

Temos visto os inúmeros casos de intimidação, ameaças, perseguições, agressões, ataques físicos e armados e, por fim, os casos extremos de assassinatos.

Essa onda fascista tem seus alvos que são os negros, índios, pobres, marginalizados, mulheres, LGBT'S. É direcionado também as religiões de matriz africana e se completa  contra as posições políticas progressistas e de esquerdas.

Esse sangue derramado, mancha as mãos daqueles que vem promovendo o ódio e a insensatez. É mais uma vida ceifada, que vai pra conta dos cachorros loucos fascistas. Más também vai pra conta dos grandes meios de comunicação que tem sido propagadores e cúmplices da campanha do ódio e da intolerância. Está na conta de todos os políticos e demais seguimentos que deram evidência a essa horda de fascistas que estão a cada dia mostrando toda sua agressividade. Está na conta desse animal chamado Bolsonaro e daqueles que fanaticamente o apoiam e concordam com seus pensamentos e práticas.

Precisamos estar conscientes dessa realidade e não devemos nos omitir. O que nos resta é lutar, conscientizar, mostrar os riscos de toda essa onda absurdamente alienante e perigosa, além de resistir.

Resistir por toda nossa história!
Resistir pela memória dos nossos ancestrais!
Resistir em honra a todos que foram covarde e brutalmente assassinados!
Resistir por Liberdade e Democracia!
Resistir por respeito, dignidade e pela Paz!

O POVO NEGRO ESTÁ DE LUTO MAIS UMA VEZ.
A CAPOEIRA ESTÁ DE LUTO.
A CULTURA AFROBRASILEIRA ESTÁ DE LUTO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário