quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Instituto Raízes em Defesa da Democracia e da Paz


O Instituto Cultural Raízes vem tornar público seu posicionamento em relação ao momento político que estamos vivendo em nosso país.

Somos uma instituição não-governamental que atua de forma autônoma e independente, sem vinculação partidária e em defesa da democracia.

O momento de crise que o Brasil está mergulhado, a partir do golpe dado em 2016, com o afastamento da Presidenta Dilma Roussef, continuado pela retirada de direitos sociais e trabalhistas, de aprofundamento da crise econômica, de politização do judiciário e da judicialização da política, de entrega de nossas riquezas aos estrangeiros, aliado a uma crescente militarização do governo e da conivência e financiamento da grande mídia e dos setores mais ricos do país, que possibilitaram o surgimento de uma onda de racismo, preconceito, machismo, xenofobia e intolerância, que se desdobram em agressões, ameaças e mortes de lideranças sociais e culturais, compondo o que se caracteriza historicamente (com muita propriedade) de FASCISMO.

Toda essa "onda" tem sua principal liderança personificada na figura do candidato Jair Bolsonaro, uma figura deplorável e repugnante, cuja pregação de ódio, intolerância e violência está levando seus seguidores a saírem às ruas para agredir, provocar e assassinar pessoas que se expressam de forma diferente da deles.

Além disso, suas posições por vezes declarada e repetidas, apontam para um aprofundamento da crise econômica e social, de ruptura com o que nos resta de democracia e instalação de uma era de perseguição e extermínio de seguimentos e movimentos sociais que lutam por direitos, além de subserviência total as interesses estrangeiros (em especial os Estados Unidos), inaugurando uma nova época de neocolonialismo, fazendo do Brasil ficar de joelhos perante o capital internacional e de instalação do terrorismo de estado, à exemplo do ocorreu no período da ditadura militar.

Por essas razões acima expostas e coerentes com nossa trajetória de defesa da liberdade, da democracia e da paz, bem como dos valores humanos e das tradições culturais populares afrobrasileiras e indígenas, não poderíamos e nem vamos ficar calados e inertes diante de tão grave situação.

Anunciamos nosso TOTAL E IRRESTRITO APOIO AO CANDIDATO A PRESIDENTE FERNANDO HADDAD do Partido dos Trabalhadores, pelo mesmo representar todas as conquistas alcançadas nos governos do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e da Presidenta DILMA ROUSSEF e por representar o processo de lutas históricas dos movimentos sociais e culturais no Brasil.

CONCLAMAMOS a todas as organizações sociais, comunitárias e culturais a assumirem o compromisso da luta em defesa da retomada da democracia, da paz e do respeito às diferenças e diversidades.

NOSSA LUTA É CONTRA TODO TIPO DE RACISMO, INTOLERÂNCIA, PRECONCEITO E VIOLÊNCIA.
NOSSA LUTA É CONTRA O FASCISMO!

HADDAD - 13
PARA QUE O BRASIL RETOME O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO, DA DEMOCRACIA E DA PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário