quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Começa a ser organizada a Rede Diocesana de Cidadania


Na quinta-feira passada, dia 21 de fevereiro de 2019, foram dados os primeiros passos para a construção da REDE DIOCESANA DE CIDADANIA.

Participaram deste primeiro momento, o Bispo Diocesano Dom Gabriel, pela Diocese de Floresta, além das representações do CNLB, Escola Missionária e Instituto Cultural Raízes, que juntamente com o Projeto Cultura de Paz, formam a equipe inicial.

A idéia surgiu a partir da realização do Seminário Cidadania e Participação Social, ocorrido no dia 8/9/2018, onde registrou-se uma participação efetiva de vários seguimentos pastorais e sociais, resultando em um conjunto de importantes propostas que apontaram a necessidade de serem implementadas, numa perspectiva de Defesa da Vida em sua plenitude, da promoção da Solidariedade, do fortalecimento da Democracia e da Construção da Paz. 

A importância da atuação das redes 

Na realidade atual as redes vêm se constituindo numa nova forma de atuação social que proporciona a articulação de pessoas, grupos e instituições fortalecendo os objetivos comuns de forma democrática. 

É um mecanismo fundamental para a construção e consolidação de sociedades sustentáveis e para o desenvolvimento da cultura do Bem Viver. 
Finalidade 

A REDE DIOCESANA DE CIDADANIA tem por finalidade o fortalecimento de instituições, grupos e pastorais atuantes na região alcançada pela Diocese de Floresta, no sertão pernambucano, fomentando uma atuação voltada a relação Fé e Vida, a construção da equidade social com planejamentos estratégicos fundamentados em diagnósticos que reflitam as demandas reais. Desenvolvendo sistemas capazes de reunir e organizar as instituições/grupos/pastorais de forma horizontal, igualitária e democrática, a fim de construir novos compromissos, fazendo com que as mesmas sejam reconhecidas, e se amparem umas às outras na procura de soluções sustentáveis para os problemas das comunidades/paróquias a que representam, atuando em diversas áreas.

Áreas de Atuação 

- promoção da cultura popular, especialmente ligadas às tradições quilombolas e indígenas; 
- promoção da educação, da saúde e segurança alimentar e nutricional; 
- defesa, preservação, conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; 
- apoio à organização das Comunidades Quilombolas e Indígenas; 
- valorização do papel da mulher e da juventude na construção de alternativas de organização social e comunitária; 
- promoção do voluntariado; 
- experimentação de formas alternativas de geração de renda; 
- promoção de direitos estabelecidos, construção de novos direitos e influenciar em políticas públicas e de outros valores universais. 

Ainda compete à REDE DIOCESANA DE CIDADANIA, a realização de estudos e pesquisas e produção e divulgação de informações e de conhecimentos técnicos que digam respeito às áreas de atuação.


Missão

A missão da REDE DIOCESANA DE CIDADANIA é fortalecer a atuação de cada membro seu e consolidar o desenvolvimento de ações transformadoras para a sociedade. 

Como parte da REDE DIOCESANA DE CIDADANIA, será possível a cada participante potencializar suas ações à medida que contará com a parceria e a solidariedade dos(as) demais. 

Compartilhando este conceito, a REDE DIOCESANA DE CIDADANIA tem a responsabilidade de buscar e propor ações concretas de Defesa da Vida em sua plenitude, da promoção da Solidariedade, do fortalecimento da Democracia e da Construção da Paz.

Ações Prioritárias 

As ações Prioritárias da REDE DIOCESANA DE CIDADANIA, entre outras, estarão voltadas a: 

- Fortalecer as experiências exitosas na região/Diocese, relacionadas com a superação da violência, valorização da vida e promoção da paz à exemplo do Projeto Cultura de Paz, Pastoral da Criança, Instituto Cultural Raízes, Escola de Cidadania e Escola Missionária, entre outras que serão destacadas e que são desenvolvidas por instituições, grupos, coletivos, organizações da sociedade civil, associações e movimentos sociais; 
- Promover a sensibilização e conscientização das pessoas sobre a realidade social e políticas da região, a partir das comunidades, grupos organizados, conselhos e pastorais; 
- Realizar formação de lideranças para atuação nas comunidades/paróquias no âmbito da construção da cidadania ativa, da defesa dos direitos, da valorização da vida e da promoção da paz. 

A REDE DIOCESANA DE CIDADANIA, manterá um Comitê Permanente de Acompanhamento (OBSERVATÓRIO SOCIAL) das Ações dos Gestores Públicos na região, em suas diversas esferas, contribuindo efetivamente na formulação, proposição e implementação de políticas públicas que atendam especialmente os seguimentos sociais menos favorecidos.

Campanha da Fraternidade - 2019

REDE DIOCESANA DE CIDADANIA, buscará atuar de forma efetiva na Campanha da Fraternidade de 2019, que trás como tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS e, que será uma riquíssima oportunidade, diante da conjuntura política que estamos vivendo no país e na região.

Próximos passos

No próximo dia 30 de março de 2019, será realizado um segundo encontro, que contará com representações das Pastorais Sociais, Juventude, entre outros, cujo objetivo será estabelecer uma agenda de ações e atividades, relacionados com os próximos passos a serem dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário