IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

domingo, 9 de julho de 2017

Escola Major João Novaes Homenageia Pedro Euzébio

Quadrilha Junina da Escola Major João Novaes

No dia 29 de junho de 2017, a Escola Municipal Major João Novaes, realizou os festejos juninos em sua quadra poliesportiva.

A iniciativa recebe os elogios e o reconhecimento do Instituto Cultural Raízes pelo fato da direção da escola optar por realizar um São João sem fugir das características tradicionais das nossas festividades juninas nordestinas (com a organização de apresentações de danças e quadrilhas juninas, com alunos(as) e professores(as).

Apresentação de Dança do Instituto Cultural Raízes

O Instituto Cultural Raízes, se fez representar com a coreografia para a música Repente Virado, que mistura os ritmos do Maracatu de Baque Virado e do Coco, dançado pelos integrantes Priscila, Ana Beatriz, Júnior e Sâmara.

A Gestora Corrita Souza, com Pedro Euzébio e seus familiares

O ponto alto da noite, foi a homenagem especial prestada ao Mestre Sanfoneiro Pedro Euzébio, um dos mais tradicionais sanfoneiros de Floresta e região, o qual mantém uma tradição herdada de seu pai e que hoje também é seguida pelo seu próprio filho.

De acordo com a Gestora da Escola Major João Novaes, profª Maria do Socorro de Sá Souza (Corrita Souza, como assim é conhecida), a escolha partiu de sua proposta de se homenagear uma pessoa da comunidade, pai e avô de alunos(as) da escola e que representa uma das mais fortes tradições de Floresta e região que é o Forró Pé de Serra.

"Com a homenagem a Pedro Euzébio, pudemos demonstrar o carinho pelo artista e sua história, bem como mostrar a cultura de um povo simples e que tem enorme dedicação ao que faz. Foi um momento único e maravilhoso que aconteceu em nossa escola", concluiu Corrita Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário