IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

sábado, 25 de novembro de 2017

Instituto Raízes e Escola Municipal Major João Novaes iniciam Projeto que discute Igualdade Racial


Na segunda-feira dia 13 de novembro, teve início na Escola Municipal Major João Novaes, o Projeto: DIVERSIDADE CULTURAL E IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Cultural Raízes em parceria com a equipe de gestão da escola, juntamente com os(as) professores.

A proposta do Projeto é a vivência de uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, onde deve-se partir de temáticas significativas, que propiciem condições para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica e, tomem consciência de suas próprias raízes históricas.


Gestora Corrita Souza fazendo a abertura do Projeto
O principal objetivo do Projeto é levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural e racial para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar o aluno a se perceber parte desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.


Libânio Neto, dialogando com os estudantes
Nesse primeiro momento, realizou-se uma conversa com os estudantes, com o tema: IDENTIDADE SÓCIO-CULTURAL, abordando a questão do racismo e do preconceito, bem como a realidade em que vivemos, com enfoque especial para a temática da Consciência Negra.

O Projeto realizará ainda uma Mostra Cultural, no dia 1 de dezembro de 2017, destacando a África, os afrobrasileiros e sua contribuição histórica na formação de nossa sociedade, em cuja oportunidade se fará também um Concurso para eleger a menina negra e o menino negro mais bonitos da Escola.

A Mostra Cultural, contará ainda com oficinas de penteados, tranças e turbantes afros, além de apresentação do Instituto Cultural Raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário