CONSCIÊNCIA NEGRA

CONSCIÊNCIA NEGRA
ACESSE O BLOG, CONHEÇA E DIVULGUE

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA O PRINCIPAL PROJETO DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

PROJETO ARTE E VIDA

PROJETO ARTE E VIDA
CONHEÇA O PROJETO ARTE E VIDA, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A DIOCESE DE FLORESTA

BLOG INSTITUTO RAÍZES EM FLORESTA

BLOG INSTITUTO RAÍZES EM FLORESTA
CONHEÇA AS AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS EM FLORESTA

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS E GRUPOS CULTURAIS DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Diocese de Floresta realiza Seminário de Cidadania e Participação Social

Bispo Diocesano Dom Gabriel Marchesi, em sua fala de boas vindas aos participantes

A Diocese de Floresta, realizou no último sábado da 08 de setembro de 2018, o Seminário de Sensibilização - Cidadania e Participação Social, que contou com a participação de representantes das cidades localizadas na área de atuação da Diocese, além de representações de ONG's, Movimentos Sociais e outros grupos organizados.

O Seminário foi uma iniciativa da Diocese de Floresta, juntamente com os seus diversos setores pastorais e em parceria com as organizações sociais à exemplo do Instituto Cultural Raízes e, tratou de refletir sobre a crise atual porque passa o país e seus reflexos em nossa região. 

Momento inicial da palestra sobre Análise de Conjuntura
Num primeiro momento de debates, foi realizada uma Análise de Conjuntura, assessorada por Antenor Lima, que estimulou uma reflexão sobre a realidade atual e os desafios para os setores populares e cristãos, que figura de forma mais intensa com a proximidade das eleições. 

Em seguida, aconteceu uma exposição realizada pelo Padre Luciano Aguiar, com o tema À Luz da Realidade, refletindo sobre referências da atuação social da Igreja Católica.


Antenor Lima - Assessor do Seminário, abordando a Análise de Conjuntura
Após as palestras, foram formados grupos a partir dos Eixos Temáticos, com seus facilitadores/oficineiros(as).

Os temas abordados foram: A Igreja e a Política, que teve como facilitador, Ari Amorim; Um olhar sobre nossa Realidade, cujo facilitador foi Whodson Robson da Silva; A Política por Dentro, com Libânio Neto; A corrupção e suas consequências, que teve como facilitadora, Paola Fracinett da Silva Pereira e, A Comunicação e a manipulação de Informações, cuja facilitadora foi a jornalista Raquel Rocha.

Grupo Temático que trabalhou o tema A POLÍTICA POR DENTRO
Após o encerramento dos trabalhos em grupos, retornou-se à Plenária para apresentação dos resultados do debate, propostas de ações e definições, onde foi consenso entre todos(as) a necessidade de atuar no esclarecimento e orientação quanto ao momento atual, o desafio das eleições, o combate à compra de votos, bem como o desenvolvimento de mecanismos de acompanhamento e reflexão permanente sobre a atuação dos setores governamentais, por parte da Diocese de Floresta, em parceria com os demais seguimentos sociais.



Encerrando o Seminário, o Bispo Diocesano Dom Gabriel Marchesi, dirigiu uma contundente mensagem a todos(as) alertando especialmente quanto ao momento do voto e a necessidade de agirmos e votar com dignidade, informação e memória, como formas de garantir uma sociedade democrática, com justiça e direitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário