|
Bispo Diocesano Dom Gabriel Marchesi, em sua fala de boas vindas aos participantes |
A Diocese de Floresta, realizou no último sábado da 08 de setembro de 2018, o Seminário de Sensibilização - Cidadania e Participação Social, que contou com a participação de representantes das cidades localizadas na área de atuação da Diocese, além de representações de ONG's, Movimentos Sociais e outros grupos organizados.
O Seminário foi uma iniciativa da Diocese de Floresta, juntamente com os seus diversos setores pastorais e em parceria com as organizações sociais à exemplo do Instituto Cultural Raízes e, tratou de refletir sobre a crise atual porque passa o país e seus reflexos em nossa região.
|
Momento inicial da palestra sobre Análise de Conjuntura |
Num primeiro momento de debates, foi realizada uma Análise de Conjuntura, assessorada por Antenor Lima, que estimulou uma reflexão sobre a realidade atual e os desafios para os setores populares e cristãos, que figura de forma mais intensa com a proximidade das eleições.
Em seguida, aconteceu uma exposição realizada pelo Padre Luciano Aguiar, com o tema À Luz da Realidade, refletindo sobre referências da atuação social da Igreja Católica.
|
Antenor Lima - Assessor do Seminário, abordando a Análise de Conjuntura |
Após as palestras, foram formados grupos a partir dos Eixos Temáticos, com seus facilitadores/oficineiros(as).
Os temas abordados foram: A Igreja e a Política, que teve como facilitador, Ari Amorim; Um olhar sobre nossa Realidade, cujo facilitador foi Whodson Robson da Silva; A Política por Dentro, com Libânio Neto; A corrupção e suas consequências, que teve como facilitadora, Paola Fracinett da Silva Pereira e, A Comunicação e a manipulação de Informações, cuja facilitadora foi a jornalista Raquel Rocha.
|
Grupo Temático que trabalhou o tema A POLÍTICA POR DENTRO |
Após o encerramento dos trabalhos em grupos, retornou-se à Plenária para apresentação dos resultados do debate, propostas de ações e definições, onde foi consenso entre todos(as) a necessidade de atuar no esclarecimento e orientação quanto ao momento atual, o desafio das eleições, o combate à compra de votos, bem como o desenvolvimento de mecanismos de acompanhamento e reflexão permanente sobre a atuação dos setores governamentais, por parte da Diocese de Floresta, em parceria com os demais seguimentos sociais.
Encerrando o Seminário, o Bispo Diocesano Dom Gabriel Marchesi, dirigiu uma contundente mensagem a todos(as) alertando especialmente quanto ao momento do voto e a necessidade de agirmos e votar com dignidade, informação e memória, como formas de garantir uma sociedade democrática, com justiça e direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário