domingo, 23 de setembro de 2018

Instituto Raízes realiza palestra sobre a Luta do Povo Negro por Cidadania


No dia 22 de setembro de 2018 o Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, Libânio Neto, proferiu palestra com o tema: A Luta do Povo Negro Por Cidadania.

A palestra foi parte integrante da programação do Encontro do Projeto SEMEAR, realizado na cidade de Itacuruba e que reuniu representações das Escolas de Referência do Sertão de Itaparica.

Em sua explanação, Libânio Neto falou das características da sociedade brasileira, marcada historicamente por uma visão escravocrata e violenta, que exclui os seguimentos sociais menos favorecidos, especialmente os povos indígenas e negros(as), bem como destacou a luta do povo negro, desde a resistência contra a escravidão, até os dias de hoje na reivindicação por direitos e oportunidades, onde se destacam várias conquistas históricas.

Também alertou para o momento que estamos vivenciando hoje, com a retirada de direitos importantes e fundamentais, além dos riscos do aumento da onda neofascista, travestida nas expressões de racismo, preconceito, machismo, homofobia e da apologia a violência como "solução de conflitos".

Por fim, destacou a importância da educação e da cultura na construção da cidadania e, falou aos presentes da grande responsabilidade que temos de fazer com que seja retomado o caminho da democracia em nosso país.

Acesse aqui os vídeos da palestra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário