quinta-feira, 6 de junho de 2019

Instituto Raízes participa de Encontro Quilombola em Inajá/PE


No dia 05 de maio de 2019, o Instituto Cultural Raízes participou do 1º Encontro das Comunidades Quilombolas do município de Inajá, no sertão pernambucano.

O encontro foi organizado pela Paróquia de Inajá, através do Padre João e da Irmã Lourdes, juntamente com as lideranças das Comunidades Quilombolas de Poço Dantas e Enjeitado, tendo sido realizado na Escola Municipal Olímpia Maria de Oliveira.

Dentre os objetivos do Encontro, destaca-se a vivência cultural de ambas comunidades, bem como do Instituto Cultural Raízes, produzindo-se uma troca de experiências com ênfase nas tradições culturais do povo afrobrasileiro e quilombola, a partir da realidade local e regional.

A programação contou com palestra, trabalho de grupos, apresentações culturais do Instituto Raízes: Maracatu, Coco de Roda, Afoxé e Maculelê, além da Capoeira trazida pela Comunidade do Enjeitado, poesia popular e as zuelas, expressão tradicional da Comunidade de Poço Dantas.

Foi destaque também o Grupo de Jovens de Poço Dantas com apresentações de danças e a participação ativa das lideranças de ambas as comunidades.

Este primeiro encontro representou um passo muito importante para a vivência e aprendizado das experiências populares, marcadamente afrobrasileira e indígena no contexto do sertão pernambucano, bem como serve de referência para outras comunidades quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário