quinta-feira, 20 de julho de 2017

Luto, Por Joaquim


Na tarde do último dia 19.07.2017, recebemos a triste notícia da morte trágica do pequeno José Joaquim de Souza Júnior, carinhosamente chamado de "Dodô", vitimado numa "brincadeira" com arma de fogo (entre adolescentes) na cidade de Belém do São Francisco.

Joaquim, foi um dos alunos de Maracatu do Instituto Cultural Raízes, no Projeto Mais Cultura na Emec - Escola Estadual Maria Emília Cantarelli (de 2014 a 2016), onde também era aluno.

Sempre brincalhão e querendo tocar vários instrumentos, se destacou tocando Gonguê e depois Tarol.

Recebeu o carinho de toda nossa equipe, que o apelidou de "Cirilo", principalmente pelo fato de que era muito ativo.

Nossos mais sinceros sentimentos a sua Irmã Joselândia Maria, aos seus pais e todos os familiares, bem como aos seus colegas de escola.

Nesse momento triste de uma perda inesperada e irreparável, expressamos nossas orações para que o nosso Deus, dê a força necessária para a família suportar tamanha dor.

Também de forma oportuna, chamamos a atenção para o fato de que essa tragédia é mais um sinal dos momentos difíceis porque passa nossa sociedade, com o aprofundamento de uma "cultura da violência", que expõe nossas crianças, adolescentes e jovens (especialmente das periferias) ao risco permanente dos efeitos trágicos (como nesse caso) em que se faz uso de uma arma de fogo em "brincadeiras", quando poderiam estar aproveitando suas vidas com atividades de conteúdo educativo e formativo.

Se faz necessário intensificar ações concretas por parte dos Poderes Públicos, escolas e demais instituições que atuam com o público infanto-juvenil, no sentido de educar para prevenir e para o exercício da cidadania plena, construindo uma perspectiva diferente de vida e proporcionando a vivência de uma Cultura de Paz, para evitar que outros Joaquins sejam vitimados.

                                                                        Floresta/PE, 21 de julho de 2017.

                                                                      Diretoria do Instituto Cultural Raízes

2 comentários: