IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Instituto Raízes realizará a 9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta/PE



O Instituto Cultural Raízes já se organiza para a realização da 9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta, que acontecerá no dia 18 de novembro de 2017, a  partir das 19:00horas, na Quadra Poliesportiva do Bairro do Vulcão/Escondidinho.

Desde o ano de 2009 e, sobretudo a partir de 2010, o Instituto Raízes vem mantendo como tradição, a Celebração da Consciência Negra em Floresta, transformando esse momento no maior evento de Cultura Afrobrasileira do Sertão de Itaparica.

A programação incluirá a realização de várias homenagens, seguida da Coroação do Rei e Rainha negros do Maracatu, de apresentações culturais à exemplo do Maracatu de Baque Virado, Afoxé, Coco de Roda, Capoeira, Maculelê, entre outras.

O encerramento da noite cultural será com muito Forró Pé de Serra, tocado por Pedro Euzébio e o Trio Pajeú, remanescentes quilombolas de Floresta/PE. 

Nesse ano o Instituto Cultural Raízes estará homenageando os exemplos históricos de três dos mais importantes personagens ligados à Consciência Negra no Brasil e no Mundo, sendo eles: Solano Trindade, poeta, folclorista, pintor, ator, cineasta e teatrólogo afrobrasileiro; Steve Biko, ativista anti-apartheid da África do Sul e, Malcom X, foi um dos maiores defensores do nacionalismo negro nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário