terça-feira, 31 de outubro de 2017

Instituto Raízes realizará a 9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta/PE



O Instituto Cultural Raízes já se organiza para a realização da 9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta, que acontecerá no dia 18 de novembro de 2017, a  partir das 19:00horas, na Quadra Poliesportiva do Bairro do Vulcão/Escondidinho.

Desde o ano de 2009 e, sobretudo a partir de 2010, o Instituto Raízes vem mantendo como tradição, a Celebração da Consciência Negra em Floresta, transformando esse momento no maior evento de Cultura Afrobrasileira do Sertão de Itaparica.

A programação incluirá a realização de várias homenagens, seguida da Coroação do Rei e Rainha negros do Maracatu, de apresentações culturais à exemplo do Maracatu de Baque Virado, Afoxé, Coco de Roda, Capoeira, Maculelê, entre outras.

O encerramento da noite cultural será com muito Forró Pé de Serra, tocado por Pedro Euzébio e o Trio Pajeú, remanescentes quilombolas de Floresta/PE. 

Nesse ano o Instituto Cultural Raízes estará homenageando os exemplos históricos de três dos mais importantes personagens ligados à Consciência Negra no Brasil e no Mundo, sendo eles: Solano Trindade, poeta, folclorista, pintor, ator, cineasta e teatrólogo afrobrasileiro; Steve Biko, ativista anti-apartheid da África do Sul e, Malcom X, foi um dos maiores defensores do nacionalismo negro nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário