sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Instituto Raízes lança Projeto de Roda de Diálogos sobre a Consciência Negra



O Instituto Cultural Raízes está lançando hoje, mais uma ação inovadora, no campo da formação, sensibilização e conscientização social e humana.

Trata-se do Projeto: RODA DE DIÁLOGOS - CONSCIÊNCIA NEGRA, que aborda A LONGA CAMINHADA NEGRA NO BRASIL: Suas Lutas, Resistência e Cultura.

As Rodas de Conversa constituem uma metodologia participativa que pode ser utilizada em diversos contextos, tais como escolas, faculdades, instituições públicas e/ou privadas, organizações culturais e sócio-comunitárias, entre outros. 

Os seus objetivos são:
1º) Difundir a discussão sobre Consciência Negra, trabalhando de forma vinculada (ou adaptada) à demanda e à realidade das pessoas com quem será desenvolvida a Roda;
2º) Criar um contexto de diálogo sobre Consciência Negra, potencializando a participação e a reflexão em relação à presença do negro na sociedade brasileira e sua participação na construção dessa nação;
3º) Promover a reflexão sobre os temas abordados, relacionando-a ao contexto de vida dos participantes e incentivando a sua ressignificação desses temas em prol de uma cultura de promoção e defesa da diversidade e da igualdade racial, bem como da eliminação do racismo.

O Projeto surge a partir da experiência do trabalho desenvolvido pelo Instituto Cultural Raízes, onde se destaca os estudos e pesquisas realizados nos últimos anos pela entidade.

A Roda de Diálogos sobre a Consciência Negra, constitui-se numa oportunidade impar de reflexão, debate, resgate e preservação da identidade e da história do negro no Brasil, sua participação direta na construção de nossa sociedade, suas lutas, resistências e cultura, abordando elementos da história da África, dos africanos, sua chegada ao Brasil, suas origens étnicas e sócio-culturais, a escravidão, à luta por libertação, os Quilombos, seus líderes e heróis e, sua contribuição definitiva para a formação social do Brasil, com suas tradições, linguagem, culinária, arte e cultura.

As instituições educativas e demais interessados(as), devem manter contato com o Instituto Cultural Raízes (para discutir as condições e custos de realização), através do email: raizesdacultura@gmail.com, ou ainda através do Celular/Zap (87) 99927.9125, falar com Libânio Neto.

As Rodas de Diálogos acontecerão de forma permanente, não estando restritas apenas ao mês de novembro - Mês da Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário