quarta-feira, 22 de novembro de 2017

9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta/PE foi emocionante

9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta (foto gentilmente cedida pelo Blog do Elvis)

No sábado 18 de novembro de 2017, a cidade de Floresta no sertão pernambucano, vivenciou a 9ª Celebração da Consciência Negra, promovida pelo Instituto Cultural Raízes.

O evento é uma das principais marcas da atuação do Instituto Raízes em Floresta e região, tendo se consolidado como principal evento de cultura afrobrasileira do Sertão de Itaparica.

A programação teve início com um Cortejo Cultural, saindo da sede do Instituto e percorrendo as ruas do bairro Escondidinho, em direção à Quadra Poliesportiva do Vulcão.

As apresentações culturais trouxeram para o público as raízes da Cultura Afrobrasileira como o Maracatu de Baque Virado, o Maculelê, o Coco de Roda e o Afoxé, apresentados pelos grupos locais e convidados de outras cidades como Arcoverde, Mirandiba, Salgueiro, Terra Nova, Ouricuri e Belém do São Francisco.

Os Grupos Culturais que se apresentaram, foram:
- Maracatu Afrobatuque, de Floresta
- Grupo Afro Mulher, de Floresta (estreando nessa data)
- Grupo Zumbi de Dança Afro e Percussão, de Mirandiba
- Maracatu Raízes do Sertão, de Arcoverde
- Grupo Cultural Obá Aiyê, de Arcoverde
- Maracatu Nação Salgueirense, de Salgueiro
- Cia. de Danças na Pisada do Sertão Terranovense, de Terra Nova

O público presente ainda pôde vivenciar as apresentações do Rapper e Poeta de Ouricuri, Júnior Baladeira, além do Forró Pé de Serra de Pedro Euzébio e Trio Pajeú, que encerrou a noite cultural.

A programação contou ainda com várias homenagens aos diversos parceiros e pessoas históricas da Comunidade, bem como a realização de feira de artesanato e gastronomia, com a participação de várias pessoas da Comunidade e do Grupo Sabor e Arte, que expuseram seus produtos para comercializarem.

De acordo com a avaliação de várias pessoas e representações sócio-culturais presentes, o evento foi emocionante, mostrando a força do trabalho do Instituto Cultural Raízes e a importância do acontecimento para Floresta e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário