IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRICA

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

OFICINAS DE MARACATU DE BAQUE VIRADO
PARTICIPE DAS NOSSAS OFICINAS, VENHA VIVENCIAR UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EXPRESSÕES DA CULTURA AFROBRASILEIRA QUE É O MARACATU.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta/PE foi emocionante

9ª Celebração da Consciência Negra em Floresta (foto gentilmente cedida pelo Blog do Elvis)

No sábado 18 de novembro de 2017, a cidade de Floresta no sertão pernambucano, vivenciou a 9ª Celebração da Consciência Negra, promovida pelo Instituto Cultural Raízes.

O evento é uma das principais marcas da atuação do Instituto Raízes em Floresta e região, tendo se consolidado como principal evento de cultura afrobrasileira do Sertão de Itaparica.

A programação teve início com um Cortejo Cultural, saindo da sede do Instituto e percorrendo as ruas do bairro Escondidinho, em direção à Quadra Poliesportiva do Vulcão.

As apresentações culturais trouxeram para o público as raízes da Cultura Afrobrasileira como o Maracatu de Baque Virado, o Maculelê, o Coco de Roda e o Afoxé, apresentados pelos grupos locais e convidados de outras cidades como Arcoverde, Mirandiba, Salgueiro, Terra Nova, Ouricuri e Belém do São Francisco.

Os Grupos Culturais que se apresentaram, foram:
- Maracatu Afrobatuque, de Floresta
- Grupo Afro Mulher, de Floresta (estreando nessa data)
- Grupo Zumbi de Dança Afro e Percussão, de Mirandiba
- Maracatu Raízes do Sertão, de Arcoverde
- Grupo Cultural Obá Aiyê, de Arcoverde
- Maracatu Nação Salgueirense, de Salgueiro
- Cia. de Danças na Pisada do Sertão Terranovense, de Terra Nova

O público presente ainda pôde vivenciar as apresentações do Rapper e Poeta de Ouricuri, Júnior Baladeira, além do Forró Pé de Serra de Pedro Euzébio e Trio Pajeú, que encerrou a noite cultural.

A programação contou ainda com várias homenagens aos diversos parceiros e pessoas históricas da Comunidade, bem como a realização de feira de artesanato e gastronomia, com a participação de várias pessoas da Comunidade e do Grupo Sabor e Arte, que expuseram seus produtos para comercializarem.

De acordo com a avaliação de várias pessoas e representações sócio-culturais presentes, o evento foi emocionante, mostrando a força do trabalho do Instituto Cultural Raízes e a importância do acontecimento para Floresta e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário